Coordenador : Marisandra Costa Rodrigues
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397332.2206.383705.08082023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto envolve uma docente - a coordenadora - lotada no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, setor de língua portuguesa. À professora caberá a função de orientar os discentes extensionistas voluntários que acompanharão as atividades do projeto e farão leituras, discussões teóricas sobre as contribuições da Teoria da Otimalidade no ensino de Língua Portuguesa, ampliando o debate com a efetiva prática das ações em escolas da educação básica fluminense.
Local de atuação: Instituto de Letras
Objetivo
1. Oferecer aos docentes, em formação continuada, conhecimentos e práticas que contribuam para sua formação pedagógica. 2. Estabelecer parceria entre discentes, docente e a sociedade externa à universidade. 3. Estimular a pesquisa de novas metodologias de ensino de Língua Portuguesa que tenham o falante como centro do processo de aprendizagem.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar que foneticamente há uma tendência à dissolução dos hiatos na língua portuguesa, seja por meio de alteamento, ditongação, ambissilabicidade, dentre outros fenômenos fonetico-fonológicos. Para tanto, serão útilzados diversos corpora, bem como o suporte teórico da Teoria da Otimalidade. A teoria da Otimalidade faz-se importante para uma melhor compreensão da nossa língua , pois, por meio dela e dos corpora coletados, é possível demonstrar efetivamente como nossa oralidade indica mudanças em nosso léxico, bem como na morfologia e na fonologia. Também através da TO, conseguimos tornar mais evidente linguisticamente que não há erros linguísticos, e sim inadequações, já que, por meio da fala, inclusive dos menos escolarizados, a comunicação se realiza plenamente. Tal conclusão ainda ratifica a existência da faculdade da linguagem, na qual, a estrutura da língua se sobrepõe à fidelidade ao seu léxico. É diante destes conhecimentos comuns à universidade que este projeto de extensão se propõe a tecer novos caminhos para o ensino de língua materna no Brasil, considerando para tanto a relação entre fala-escrita e faculdade da linguagem a fim de que os desvios cometidos pelos estudantes possam ser justificados de uma forma empírica e por consequência trabalhados da mesma maneira.